quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Tabela de implementção dos 2/3 do PISO
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Convite
Professor, sua presença é de suma importância!
Participe!
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Bravos professores de Salgado
Uma categoria amadurecida, é a definição que o SINTESE e vários companheiros de outras cidades utilizam quando referem-se aos professores de Salgado. E essa definição não é por acaso, afinal, a batalha pela implementação do PSPN, se deu a base de muita resistência e bravura por parte do Magistério Publico Municipal.
A coragem demonstrada pela categoria diante de cada golpe sofrido durante essa difícil caminhada surpreendeu a todos inclusive ao próprio professor que não tinha real noção de sua grande força de luta. E no calor da batalha foi construída a consciência de que nada tem de vergonhoso ou humilhante em lutar pelo que é seu de direito, e “justiça” alguma convencerá os professores de Salgado que é ilegal fazer valer o que uma Lei Federal determina. Outro entendimento importante é o de que essa luta não foi uma vitória final, mas com certeza, foi um ótimo começo.
A categoria hoje tem plena consciência que é a coragem acima de tudo que irá determinar a vitória na busca da sua valorização profissional e uma Educação Publica de Qualidade.
O SINTESE parabeniza todos os professores de Salgado pela garra e determinação que demonstraram durante esse difícil período.
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Elos da negociação

O fato de termos pessoas da Administração com visão do bem coletivo nos traz uma perspectiva que num futuro próximo a educação publica em Salgado possa trilhar caminhos bem melhores dos que temos visto até hoje.
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Uma batalha “vencida”
Há mais de 08 meses o Magistério Publico Municipal de Salgado negocia com a Administração a implementação dos 2/3 do Piso Salarial Profissional Nacional. E durante esse período a categoria aceitou ceder 20% de sua regência de classe e o reenquadramento para 160 horas. A Administração chegou a enviar o Projeto para a Câmara, mas a Prefeita Janete o retirou no dia que seria votado. Esgotadas todas as tentativas possíveis de acordo com a Administração, a categoria finalmente decidiu entrar em greve por tempo indeterminado. É o inicio da parte mais difícil desta trajetória. Durante a greve as negociações entre a categoria e a Administração foram reabertas com a intermediação da Secretária de Educação e do Presidente da Câmara. Mas o fato da prefeita limitar em apenas 70% de impacto na folha de pagamento para implementação dificultava se chegar a um consenso.
No decorrer da greve vieram todo tipo de pressão:
· Faixas do SINTESE foram arrancadas por pessoas ligadas à Administração;
· Informações falsas que a greve havia terminado causaram confusão na população;
· Um abono salarial foi dado na intenção de quebrar a greve;
· A Prefeita decretou corte salarial dos professores grevistas;
· E finalmente, mesmo negociando com a categoria, a Prefita pede e consegue a ilegalidade da greve.
Diante de cada obstáculo colocado, a categoria ficava mais forte e unida. Os professores cumpriram a ordem judicial voltando às salas no dia 02/09/2009, mas continuaram firmes no propósito de lutar para fazer valer seu direito.
No dia 03/09/2009, após uma dia inteiro de discussão e cálculos feitos pela Comissão do SINTESE e a Administração, a prefeita Janete Barbosa assinou o projeto que implementa 2/3 do Piso Salarial, que chegou a Câmara após as 21:00 hs durante uma sessão para votação. Neste novo projeto além da redução da Regência de 30 para 10%, e o reenquadramento de todos os professores para 160 horas, foi reduzido também o percentual da mudança de nível.
Parabéns Prefeita pela decisão de entregar ao Magistério de Salgado o que lhe é de direito.
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Triste confirmação
A Assembléia realizada no dia 01 de setembro do corrente, teve uma triste confirmação. O presidente do SINTESE Joel Almeida havia sido notificado sobre a “ilegalidade da greve”, e portanto a categoria terá que reiniciar suas atividades no dia seguinte e não o bastante mais uma vez o Projeto do PISO não irá para Câmara como estava previsto.
O professor Ginaldo Francisco informou aos professores que a Administração pediu que a Comissão fosse no dia seguinte para uma reunião com os técnicos da ERPAC, onde na ocasião estariam fazendo novos cálculos para tentar chegar a uma Folha com 70% de impacto como o acertado com a Prefeita Janete e ainda informou que segundo a Administração, o Projeto estaria sendo votado na quinta-feira dia 03 de setembro.O Magistério Publico Municipal vem enfrentando com bravura toda sorte de pressão possível que a Administração tem lançado mão. E frente a essa nova realidade não haverá recuo, decidiram por retornar suas atividades cumprindo a ordem judicial, porém determinados a continuar lutando até com mais garra caso o Projeto do PISO não seja aprovado.
Quem somos
- RCPS - Rede de Comunicadores Populares do SINTESE Salgado
- Salgado, Sergipe, Brazil