sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Uma batalha “vencida”

Há mais de 08 meses o Magistério Publico Municipal de Salgado negocia com a Administração a implementação dos 2/3 do Piso Salarial Profissional Nacional. E durante esse período a categoria aceitou ceder 20% de sua regência de classe e o reenquadramento para 160 horas. A Administração chegou a enviar o Projeto para a Câmara, mas a Prefeita Janete o retirou no dia que seria votado. Esgotadas todas as tentativas possíveis de acordo com a Administração, a categoria finalmente decidiu entrar em greve por tempo indeterminado. É o inicio da parte mais difícil desta trajetória. Durante a greve as negociações entre a categoria e a Administração foram reabertas com a intermediação da Secretária de Educação e do Presidente da Câmara. Mas o fato da prefeita limitar em apenas 70% de impacto na folha de pagamento para implementação dificultava se chegar a um consenso.

No decorrer da greve vieram todo tipo de pressão:
· Faixas do SINTESE foram arrancadas por pessoas ligadas à Administração;
· Informações falsas que a greve havia terminado causaram confusão na população;
· Um abono salarial foi dado na intenção de quebrar a greve;
· A Prefeita decretou corte salarial dos professores grevistas;
· E finalmente, mesmo negociando com a categoria, a Prefita pede e consegue a ilegalidade da greve.

Diante de cada obstáculo colocado, a categoria ficava mais forte e unida. Os professores cumpriram a ordem judicial voltando às salas no dia 02/09/2009, mas continuaram firmes no propósito de lutar para fazer valer seu direito.

No dia 03/09/2009, após uma dia inteiro de discussão e cálculos feitos pela Comissão do SINTESE e a Administração, a prefeita Janete Barbosa assinou o projeto que implementa 2/3 do Piso Salarial, que chegou a Câmara após as 21:00 hs durante uma sessão para votação. Neste novo projeto além da redução da Regência de 30 para 10%, e o reenquadramento de todos os professores para 160 horas, foi reduzido também o percentual da mudança de nível.
Parabéns Prefeita pela decisão de entregar ao Magistério de Salgado o que lhe é de direito.









































Um comentário:

  1. AS BATALHAS POR QUE PASSAMOS SÃO NECESSÁRIAS,AINDA QUE NÃO AS VENÇAMOS.SE CONQUISTÁSSEMOS TUDO NA VIDA SEM ULTRAPASSAR OBSTÁCULOS NÃO CRESCERÍAMOS COMO PESSOAS E NÃO NOS TORNARÍAMOS FORTES.O ESFORÇO PODE SER DESAGRADÁVEL MAS SEMPRE NOS AJUDA A CRESCER.PARÁBENS PROFESSORES!!!

    ResponderExcluir