
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Desse direito não abro mão!

terça-feira, 13 de setembro de 2011
PREFEITA CONTINUA SEU ATAQUE CONTRA PROFESSORES
O ataque ao magistério de Salgado continua
AUTOR;fonte // SINTESE

Professores ocuparam as galerias da Alese
Em vez disso, a prefeita optou por ir às casas de professores do nível médio – possíveis “beneficiados” pela proposta da prefeitura – numa tentativa de convencê-los a defender o projeto que reduz drasticamente direitos como triênio e regência de classe. Pedindo, inclusive, para que os professores assinassem um termo em que se comprometiam a estar na câmara de vereadores no dia da votação.
O episódio que somente reforça o descaso com o magistério do município não surtiu efeito. Os educadores, independente do nível, estão cientes de seus direitos e não farão coro com a administração municipal. Nesta terça-feira, às 19 horas, o projeto deve ir para votação na câmara, os professores se organizam para intervir.
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
PROFESSORES "VARREM" A SUJEIRA NA EDUCAÇÃO
PROFESSORES DE SALGADO/SE VARRENDO AS SUJEIRAS NA EDUCAÇÃO |
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
Proposta de Janete corta 40% do salário de cada professor
Reunidos desde as 14h na Casa dos Jovens os professores de Salgado analisaram e REPROVARAM a proposta de implantação do piso salarial do magistério.
A proposta da prefeita Janete Barbosa provoca perdas para os professores de Salgado, além de seqüestrar direitos da categoria como acabar com a regência de classe, e reduzir vergonhosamente os níveis da carreira onde os docentes teriam apenas R$ 8,00 de reajuste, desvaloriza quem está no final da carreira pois o mesmo não receberia um centavo a mais.
A categoria lamenta a posição da prefeita que claramente mostra a vontade de acabar com os direitos e a carreira do professor em Salgado. Os cortes de cada nível o magistério reduz 40% dos direitos de cada professor já adquiridos com muita luta da categoria ao longo dos anos.
Na segunda-feira (29/08) os profissionais do magistério salgadense irão fazer uma caminhada da indignação sobre a proposta vergonhosa e rasteira da prefeita Janete Barbosa.
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
CONVOCAÇÃO! ATENÇÃO PROFESSORES!
PROFESSOR PARTICIPE...A LUTA CONTINUA!
Resistência é a palavra!
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
Professores farão vigília pela Educação de Salgado

Nesta terça-feira(23/08) a partir das 8h da manhã o magistério salgadense começará mais um ato com uma vigília em frente da prefeitura aguardando a realização e desfecho da audiência do SINTESE com a prefeita Janete Barbosa.
Conforme dados da prefeitura passada para o FNDE em 2010 (com a lei do piso desde 2008) somente com os professores foram usados apenas 64,74% dos recursos do FUNDEB com as regularidades encontradas na folha pelo SINTESE.
"A receita este ano cresceu e se corrigidas as distorções o pagamento do piso é possivel!
Será a primeira realizada neste período de intensa luta já que outras foram canceladas por Janete adiando e prolongando a resolução desse impasse. A audiência está marcada para às 14h na prefeitura.
O povo, os alunos e os professores e a Câmara de Veredores, através de seu presidente, o vereador Silvano, que se comprometeu na intermediação a fim de resolver o problema, querem que se normalizem as aulas, mas tudo depende da prefeita que não acenou ainda com proposta que viesse a solucionar os problemas na educação municipal." - desaba o professor Estefane, coordenador do SINTESE na Sub sede Centro Sul.
terça-feira, 16 de agosto de 2011
Salgado/SE na luta pelo direito ao Piso

terça-feira, 9 de agosto de 2011
Em Salgado/SE não se paga ainda o piso salarial
Desde que a lei 11738/2008 – a famosa lei do Piso foi sancionada pelo nordestino, e ex- presidente da República Lula, os professores da rede municipal de ensino da cidade de Salgado em Sergipe lutam pela implantação desse direito constitucional, e confirmado pelo Supremo Tribunal Federal brasileiro para o descontentamento de governadores e prefeitos que não vêem a educação como investimento para o desenvolvimento do povo e muito menos valorizar os profissionais do magistério.
Enquanto dos professores das cidades de Boquim, Pedrinhas, Lagarto, Simão Dias, Tobias Barreto e Poço Verde recebem após muita luta o piso salarial que está em 1187 reais a prefeita Janete Barbosa paga aos professores apenas 2/3 de 950 (valor do ano de 2009) alegando não ter recursos.
Conforme dados da prefeitura passada para o FNDE em 2007 antes da lei do piso foram usados 79,98% dos recursos com professores, mas em 2010 (com a lei do piso desde 2008) somente com os professores foram usados apenas 64,74% dos recursos do FUNDEB – ou seja, aumentou a receita do município. De acordo com os dados do SINTESE mostrados na audiência na Câmara Municipal de Salgado no dia 04/08 (quinta-feira) se a prefeita pagasse o piso como manda a lei as despesas do FUNDEB com professores seriam em torno de 86% e não mais de 100% como vem dizendo o executivo municipal.
Um dos problemas que entravam a aplicação da lei do piso na cidade é o uso indevido de recursos onde foram encontrado pagamento de servidores de outros setores na folha do FUNDEB além da falta de transparência da folha de Manutenção e Desenvolvimento de Ensino (MDE) que nunca fora passada para o SINTESE. Além disso, há suspeita de compra de merenda escolar com valores acima do normal, falta de transporte escolar, péssimas condições de trabalho e precária infra-estrutura de escolas o que entre outros motivos está causa a evasão escolar.

A luta continua...
Quem somos
- RCPS - Rede de Comunicadores Populares do SINTESE Salgado
- Salgado, Sergipe, Brazil